Casa de Palha, o que é?
Casa de Palha surgiu em 2015, quando vim para Florianópolis para residir, na intenção de ser um estúdio de fotografia para manter o Projeto Além das Lentes. Aos poucos as coisas foram acontecendo, mostrando que o meu desejo de ser uma Além das Lentes crescia além da Ângela, e foi assim que virei mochileira por dois anos. Aprendi diariamente sobre como a fotografia pode transformar vidas e quão forte ela é para nosso contexto histórico: foi assim que cada detalhe dessa nossa Casa que é de Palha foi sendo construída. Hoje, com residência em Florianópolis, destino 20% do valor de cada trabalho da Casa de Palha para as atividades do Projeto Além das Lentes!

Como Funciona?
Trabalho com fotografia documental, intimista e artística - ou seja, a fotografia será uma mistura entre a minha história com a história de quem será registrado - é da construção em conjunto. Sempre antes de fotografar, é necessário preencher um formulário, então sentamos para tomar um suco ou uma chamada de vídeo para conversar e a partir disso, vou saber quem você é e vai ser mais fácil de nos conhecermos. Depois, escolhemos as vestimentas e as locações para as fotos, incentivo escolher roupas que façam se sentir bem e maquiagem somente se realmente for empoderada com ela. Como utilizo luz natural, independentemente de ser ambiente interno, amo trabalhar com as sombras e movimento, recomendo cores neutras, ajudo nas escolhas, caso precise.
Independentemente de qual fotógrafo escolher para registrar seu momento, recomendo analisar como é o resultado final de outros ensaios para saber se é isso que você busca com o seu resultado.

Minha casa, meu estúdio: para quem deseja fotografias em ambientes internos, tenho meu apartamento equipado e disponível para registrar esse momento, sem taxas extras de locações. Utilizo uma câmera Canon 7D e normalmente a lente 85mm. Essa lente não tem zoom, e, mesmo distante, ela registra retratos como se eu estivesse de perto - assim, as pessoas não ficam intimidados com o equipamento. Para cada tipo de ensaio foi pensado um plano especial, e cada um com o nome de uma flor diferente:
- Girassol: inspira felicidade e é a flor do sol. Esse é um ensaio individual. Queremos que você seja a luz, seja inspiração para o seu eu e, assim, iluminar por quem passar - famosa solitude. Solitude é um estado de equilíbrio entre estar sozinho e estar na presença de outras pessoas. É aprender a desfrutar de um tempo só para si – como um café e até uma viagem – nos proporcionar um mergulho em nós mesmos.
- Astromélia: flores da felicidade plena e da amizade. Esse é o ensaio em que você pode fotografar com mais pessoas: pode ser amigo, namorado, cachorro, papagaio e família toda.
- Flores do Campo: nascem naturalmente e multiplicam-se sem intervenção do humano. Ensaio documental é um tipo de fotografia que não é efêmera e tem como prioridade desenvolver um trabalho mais interpretativo. Acompanho por um elaborado período a rotina e registro os momentos que sejam importantes para narrativa da sua vida, procurando registrar momentos do dia que passam despercebidos e sem direcionamento de poses. Junto das fotografias digitais e impressas, entregamos um texto empático no formato de site e um bordado feito à mão.
- Rosas: gratidão, afetividade, sensibilidade, paixão, energia, determinação e força. Para registros de casamentos, somos bem seletivas na proposta do contexto: quanto mais simplicidade e amor houver, mais queremos fotografar. Precisamos saber, desde como se conheceram até como vão comemorar, cada detalhe é importante, tanto na criação das fotos quanto no orçamento final.
- Gardênia: Quem disse que as fotografias e vídeos corporativos ou de eventos devem ser apenas aqueles nos padrões convencionais, em que são pousadas? A ideia é criar a partir das histórias de quem faz aquele determinado segmento acontecer, sejam eles, eventos corporativos, fotografias para redes sociais e marketing digital, casamentos ou festas infantis. Detalhes de todos os materiais que fazem dessa casa, uma base segura.
Outro diferencial, é o nosso projeto artístico "aguar-se".
aguar-se é um exercício de análise da cultura brasileira através das características dos banhos registrados em cada estado. Qualquer espaço vira um confessionário de sensações e a cada nova visita, um novo protagonista. Esse é um ensaio intimista e/ou divertido, você escolhe à partir da sua relação com ele, sendo essa uma oportunidade para (re)descoberta também. Pode ser chuveiro, banheira, rio, cachoeira, mar, chuva, ou mangueira. Pode ser na solitude ou com companhia. O importante é qual a história esse banho vai contar! É um ensaio como todos os outros, e haverá muuuita conversa para alinhamento, o que vai diferenciar é que desse tipo de ensaio irá surgir uma exposição, por isso o valor dele é mais em conta e foi reduzido somente para os custos.
Para conhecer um pouco mais do nosso trabalho, confere a nossa construção aqui e entre em contato com a gente!
Ela é Casa, ela é de Palha, com muita luz e com carinho,
Ângela Reck